Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Existem títulos mais importantes que Medalha Olímpica

Em plena época de Olimpíada, o Brasil conseguiu no 2º dia de agosto algo como uma medalha de ouro inédita e de significado global mais abrangente do que qualquer disputa entre nossos atletas em Londres. A brasileira Karina Hehs, de Piracicaba, que estuda Engenharia Agronômica na USP, conquistou o título de Jovem Embaixadora da Organização Mundial do Comércio. É o direito de representar, não apenas o Brasil pois apenas duas pessoas em todo mundo conseguiram a façanha -a outra é da Índia- mas de trazer a público os anseios de uma geração globlalizada, na expectativa de mudanças urgentes para nosso planeta, através das relações comerciais e de como estas podem promover o desenvolvimento, diminuir as diferenças, aumentar a produção de alimentos, tudo isso com sustentabilidade.

Pode parecer uma panacéia para todos os males da humanidade, mas a idéia de Karina é tão simples que, se lhe derem uma chance de por em prática, é até capaz de dar certo e melhorar em muito o mundo em que vivemos. Quando descobriu o concurso, através do site da OMC Karina precisou de apenas meia hora para organizar suas idéias num papel e depois transformar o esboço no video campeão, onde expõe de forma simples e prática, como cada organismo pode exercer funções de real importância dentro de cada comunidade, promovendo desenvolvimento. O resultado é um video com menos de 3 minutos, mostrando de forma clara como governos, consumidores, estudantes e a própria estrutura da OMC podem agir para garantir, aos pequenos produtores espalhados por todo o planeta, um ambiente organizacional com menores riscos envolvidos e reduzir custos de produção, tornando-os mais competitivos e fomentando uma distribuição de riqueza mais equânime e comunitária. Assim se pode criar um ambiente de transferência tecnológica que respeite e se enquadre na cultura e necessidade de cada país e povo, com responsabilidade social e transparência.

Atingir o título de Jovem Embaixadora garante a Karina o direito de expor sua tese no Fórum Público da OMC, dia 25/09, em Genebra, Suíça. Trata-se de um evento anual onde governos, organizações não governamentais, acadêmicos, empresariado e estudantes se reúnem para discutir os tópicos mais urgentes no que tange o sistema de comércio multilateral. O tema do fórum deste ano é "O Multilateralismo Está em Crise?"

Para vencer concorrentes de todo o mundo, Karina organizou sua sequência de sugestões em um vídeo bem fácil e agradável de assistir, com edição da webdesigner Mimi Kamioka. Uma animação utilizando a ferramenta Prezi, capaz de produzir uma apresentação similar ao clássico "power point", mas online e com recursos bem interessantes, selecionando a trilha em um site que disponibiliza músicas e sons cujos autores abrem mão dos direitos autorais(neste fórum existe uma lista bem generosa deste tipo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário