Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Alegria e Vergonha; Tudo na Mesma Foto

    Se eu tivesse 83 anos de idade e vazasse na rede uma foto minha pelado, com aquilo duro, ao lado de uma bela mulher -também despida- com metade da minha idade, tudo que eu não ia ficar era brabo. Assim como não ficou incomodado o ator Stenio Garcia, pois para quem tem uma vida dedicada à dramaturgia, tirar a roupa em público, não chega a ser algo incomum.  É claro, o mesmo não vale para Marilene Saade, mesmo sendo ela também atriz, o que poderia nos levar a pensar que assim como o marido, não seja uma preocupação. Só que sim: é preocupante e ela decidiu que vai levar isso adiante até encontrar e punir os culpados. Por quê?

    Porque é muito mais fácil assimilar esse tipo de percalço sendo homem. Stenio chegou a declarar que, por ele, nem prestaria queixa do vazamento das fotos. Claro, eu mesmo disse acima que não me acanharia caso o mesmo acontecesse comigo. É porque vivemos em uma sociedade que olha para aquela foto em contexto semelhante ao que escrevi no parágrafo inicial deste texto. Agora, ela... é mulher.

    Imagina ela chegando na escola para buscar filhos depois de toda essa exposição? Imagina essa pessoa entrando sozinha, à noite em um bar para esperar o marido, ou uma amiga? Imagina ela envolvida num acidente de trânsito, desses onde só acontece um arranhão no carro de um "machão"? Imaginou o tanto que ela vai ouvir e ter de passar? Se você é mulher, é claro que já imaginou, até porque infelizmente está acostumada a sofrer na carne este tipo de diminuição do seu ser diariamente.

    Se você é homem, do sexo masculino, não tem a menor ideia do constrangimento a que elas são submetidas a cada dia. Mesmo que você não seja um ignóbil opressor, lembre-se que vivemos em uma sociedade machista. Ah, mas estamos longe de outras sociedades que mandam extirpar o clitóris das crianças do sexo feminino, para que elas não tenham direito ao prazer sexual quando crescerem. Sim, estamos melhores que isso, mas não aprendemos ainda a elogiar virtudes sem escrachar mazelas. Mulheres não são minorias, portanto não carecem de quotas ou proteção especial, mas tampouco são tratadas com o devido respeito de maioria que são, que nos oferecem o ventre e a maternidade; nos alimentam e criam. São elas que nos transformam em seres humanos, para que depois não as tratemos como tal.

    Marilene Saade é uma bela mulher e eu fico feliz por ver sua nudez revelada. Ao mesmo tempo que me envergonho de ver revelada a natureza mesquinha de uma sociedade misógina, tudo na mesma foto.

Um comentário: