O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr, parece aquele bufão que se vê em necessidade de contar uma piada nova de tempo em tempo, para garantir sua plateia cativa. No ano passado foi o IPTU, sob o pseudônimo de Revisão da Planta de Imóveis. Piada pronta. Projeto aprovado e a prefeitura, nadando em dinheiro que antes desse aumento não havia, gasta fortunas para pagar anúncios em jornais de fora do RS, ao mesmo tempo em que parcela o pagamento dos salários dos funcionários.
Agora a nova piada, sem graça, contada pelo prefeito é de subsidiar transporte coletivo na Capital Gaúcha cobrando de quem vem de carro de fora da cidade, taxando veículos de aplicativo com placas de fora e cobrando ainda por quilômetro rodado. Piada pronta. A menos que o alcaide acredite que as dezenas de milhares de pessoas que enfrentam os piores engarrafamentos da Região Metropolitana para conseguirem chegar em Porto Alegre, aqui trabalhar e gastar boa parte de seu dinheiro, além disso ainda tenham que pagar tributos extras pelo “direito” de aqui entrarem.
Pra que usar da criatividade ao subsidiar o negócio que mais dá lucro no planeta, que é ter uma concessão de linha de ônibus em Porto Alegre? Como por exemplo examinar um projeto de quase 3 anos atrás; autorizar a propaganda nas laterais e no interior dos ônibus como acontece no mundo todo e depositar o dinheiro em um fundo específico para subsidiar o custo da passagem. Lembrando que já o ocupante anterior do Passo Municipal tentou cobrar impostos de veículos de aplicativo, exigindo que eles usassem placas diferenciadas e identificação. Ou seja: os transformaria em taxis.
Já o prefeito comédia preferiu meter a mão no que não faz sentido, alterando a cor dos taxis do inconfundível Vermelho Ibérico(mais pra laranja), para branco, possibilitando que eles sejam confundidos com tantos outros carros brancos que já rodam por aí. Outra piada pronta.
Esquece o prefeito que os carros de locadoras são emplacados fora do RS por absoluta incompetência de nossos gestores públicos. Afinal, se MG e SC cobram bem menos impostos para emplacar e licenciar veículos automotores, por que não copiar o sistema de tributação deles? Então, como solução, em vez de propor que se baixe os impostos sobre o licenciamento, ele quer aumentar ainda mais os tributos sobre os carros de aluguel e, de lambuja ainda cravar as garras de sua sanha tributária em quem vem de fora pra fazer a roda do dinheiro girar em nossa cidade??? Piada pronta desse prefeito comédia