Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Um Ano de Aprendizado

Bateu a lembrança do que fazia ao começar setembro de 2023, justo pq ao amanhecer do dia 4 eu chegava na Rádio e a equipe de Reportagem passou a me fornecer dados sobre uma chuva absurda que inundava a cidade de Passo Fundo. Ato contínuo comentei na Redação: "chuvas que inundam o Planalto Médio, por lá não ficam; descem pelo rio Passo Fundo em direção ao rio Uruguai, causando inundação em São Borja daqui uns dias, ou pior: descem na direção do vale do rio das Antas e se isso acontecer, estamos diante de uma catástrofe histórica".


Tive a infelicidade de acertar o segundo vaticínio e as águas desceram para o lado da Depressão Central do RS, elevando em quase 30m a região do rio Taquari, para onde correm aquelas águas. Lembro ter colocado parte das informações em nosso primeiro programa, que vai ao ar às 5h30min e atualizar a informação a partir das 7h, renovando de hora em hora, até o fim da manhã, quando entra o esporte(leia-se futebol) e a realidade deixa de fazer sentido. 


No retorno da informação, às 13h voltei a bombardear o que estava acontecendo e assim foi até o momento em que passei o bastão ao Chefe de Reportagem da tarde/noite, seguindo o alerta. 


Naquela noite o vale do Taquari foi pra baixo d'água e os prefeitos, que tiveram 20 horas para tentar retirar pessoas de áreas de risco, foram pegos de "surpresa". Só mais uma tragédia anunciada. Agora esses mesmo prefeitos estão pedindo teu voto, ou para correligionários seus.


E olha que, depois daquela tragédia se seguiram outras duas ainda piores, sendo a mais recente, a pior da história do Rio Grande. Lembre-se disso no dia 6 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário