Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Fazendo do Limão a Limonada

Ouvindo uma estação de rádio dos EUA conheci a história fantástica de um negócio que tornou-se gigante, no ato do empreendedor em transformar um grande equívoco numa insubstituível oportunidade. O proprietário de um restaurante em Iowa mandou imprimir milhares de cupons contendo uma promoção para quem o apresentasse no ato da compra, no take away. A oferta era: “12 Chicken Nuggets por 2 Dolares”. Mandou imprimir e distribuir, fechou a budega, foi dormir e, quando chegou para abrir o restaurante pela manhã, haviam filas a perder de vista. Ainda nem tinha aberto sua loja quando recebeu da mão do 1º na fila o cupom promocional onde estava escrito: “120 Chicken Nuggets por 2 Dólares”. Um erro de impressão que não foi percebido antes de mandar distribuir. O que vc faria no lugar daquele apavorado empreendedor em tal situação?
De todos pra quem fiz esta pergunta, ouvi como resposta que informaria tratar-se de um engano, pediria desculpas e anunciaria a impossibilidade de cumprir o que está escrito no cupom. Pois o dono do restaurante, vendo o tamanho da fila, fez uns cálculos rápidos, chamou seu pessoal de cozinha, mandou verificar o estoque de carne de frango. Este estava alto em função da preparação para a promoção e o chefe de cozinha sugeriu que passassem toda aquela carne no moedor, com um redutor na saída da máquina, tipo aqueles de encher linguiça e separassem em pequenas porções, bolinhas que nem croquete de festa. Fizeram a primeira leva de 120 unidades, pesaram, calcularam a despesa nos insumos e chegaram à conclusão de que era viável entregar as 120 bolinhas de carne de frango empanado e frito pelos 2 Dólares.
Assim o empreendedor inventou um produto novo, como alternativa aos tradicionais “nuggets”, ao qual apelidou de “Dots” -é como se diz ponto nos links de internet nos EUA- e criou o que veio a ser um sucesso nacional, passando a vender franquias de seu restaurante e produto, em vez de simplesmente entregar alimento. Em tempo: o empresário afirma ter obtido lucro vendendo os 120 Dots de frango por 2 Dólares. Calma, sabedoria, senso de oportunidade e espírito empreendedor fazem toda a diferença entre o susto da tragédia e uma história de sucesso.
Não consegui confirmar a veracidade desta história, mas que é uma bela lição em tempos de insanidade, isto é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário